
My rating: 4 of 5 stars
Relato perturbador da evolução da América Latina nos últimos 500 anos em termos económicos e sociais.
É um livro bastante provocador, bem escrito e fundamentado que nos apresenta a maldição que a riqueza dos recursos naturais da América Latina gerou no seu desenvolvimento.
É uma critica profunda ao colonialismo histórico (de Espanha, Portugal, Inglaterra e Holanda) e o comportamento actual dos EUA, como potência dominante
Basta 30% daquilo que foi apresentado, em especial nos últimos 50 anos do livro ser veraz para nos deixar incomodados e a pensar no contexto da geopolítica global actual (e não parece ser algo totalmente irrealista).
Por vezes senti-me incomodado durante a leitura com as situações descrita pela sua dureza e aderência à realidade e porque as justificações apresentadas têm sentido e não parecem despropositadas e com uma coerência assustadora.
Dito isto, devemos tratar o apresentado com pensamento critico e buscar versões contrárias para poder formar a nossa opinião de uma forma equilibrada, por exemplo as alternativas apresentadas com "idílicas" também não o são, como podemos ver nos exemplos de Cuba, Venezuela e Bolívia.
Esse enviesamento é notório (até justificável na altura em que foi escrito -qual grito de revolta) e devemos estar conscientes do mesmo para não sermos dogmáticos no nosso pensamento.
Foi um livro que gostei muito de ler, que recomendo a todos (progressistas e conservadores:-) ) e que me deu uma perspectiva diferente, lúcida e acutilante sobre um problema que viveu e vive a América Latina, África e por vezes e em parte podemos constatar também na Europa.
ps- a tradução não é a melhor e foi feita em Português-Brasileiro, logo caso o possam ler em Espanhol ou outra versão com uma traduçao melhor seria aconselhável.
View all my reviews